Atividades de Artes para a Totalidade 8A (Professora Viviane) (29 06 2020) (Segunda)

Olá, alunos.

AULA REMOTA T8A ARTES PROFªVIVIANE

Escultura
Segundo os dicionários, esculpir significa imprimir, cinzelar ou entalhar (figuras, ornamentos) em matéria dura ou macia (pedra, argila, areia etc). Ou seja, escultura é a arte de criar formas significativas em três dimensões. Não se limita a uma categoria fixa de objetos ou a um conjunto de atividades especificas. Atualmente, seu campo de ação tem crescido muito e na correria frenética do tempo, ninguém pode predizer quais serão os novos rumos para esta manifestação artística tão valiosa (em todos os aspectos).
Durante o passar dos anos, os escultores preferiram utilizar materiais sólidos e duráveis, para construírem suas obras, tais como os metais (ouro, prata e bronze) e pedra (mármore, pedra calcaria, granito). Também existiam alguns que aplicavam técnicas para aprimorar a durabilidade de certos materiais ( argila, terracota) ou que empregavam os melhores materiais de origem orgânica possíveis (madeiras duráveis como ébano, jacarandá, materiais como marfim ou âmbar) estas matérias primas contribuíam para um produto durável, que se tornaria perene de acordo com a qualidade do material utilizado.
Quando um artista determina a técnica que aplicara em uma produção automaticamente, ele escolhe o material que será utilizado. Podemos citar alguns exemplos:
Na modelagem: utiliza-se material plástico ate conseguir o efeito desejado;
Na cinzelação: utiliza-se madeira ou pedra, quando o artista esculpe uma figura em bloco;
Na fundição: utiliza-se o material quente e em alguns casos até derretido, em um molde feito com outros materiais.
Ao longo dos anos, alguma forma especifica de esculturas foram mais utilizadas que outras:
as  estátuas: representando uma pessoa ou um deus;
o busto: que é uma espécie de retrato do poderoso da época;
os mobiliários: comumente usados em jardins;
as fontes de águas: largamente utilizada em ROMA, para coroar seus fabulosos arquedutos e onde a água corrente tinha um papel a representar;
alto ou baixo relevo: ilustrando uma história através de metal ou pedra;
a estátua equestre: retratava um poderoso senhor em seu cavalo.

Atividades:
1- pesquisar diferentes tipos de esculturas famosas no mundo e fazer uma descrição em que lugar se encontra que tipo de material foi usado na obra quem foi o artista que criou a escultura. no mínimo 3 esculturas a serem pesquisadas. Logo após pesquisa fazer a releitura das esculturas desenhando ou imprimindo fotos das mesmas.

AVISO IMPORTANTE

COMUNICAMOS AOS ALUNOS, QUE EM BREVE, MIGRAREMOS PARA O Google Classroom (Google Sala de Aula). POR ESSE MOTIVO, TODOS OS ALUNOS DEVERÃO IR A ESCOLA PARA PEGAR O SEU LOGIN E SENHA, PARA ACESSAR A PLATAFORMA. QUEM JÁ PEGOU, DESCONSIDERE ESTE AVISO.

Observação: Necessito que vocês deixem o nome nos comentários, pois a chamada será feita desta forma. Não esqueçam: Sua frequência depende disso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Espanhol para as Totalidades 3 e 4 (Professora Rosangela) (15 04 2020)

Atividades de Geografia para a Totalidade 3 (Professor Rafael) (29 06 2020) (Segunda)