Atividades de Química para a Turma 303 e Totalidade 9A (Professora Jossane) (23 04 2020) (Quinta)
Olá, alunos.
Representação geral do grupo hidroxila de um álcool
Representação geral do grupo carbonila de um aldeído
Representação geral do grupo carbonila de uma cetona
Representação geral do grupo carboxila
Representação geral de um sal de ácido carboxílico
Representação geral de um éster
Representação geral de um éter
Representações gerais possíveis para uma amina
Representações gerais possíveis para uma amida
ATIVIDADE DE QUÍMICA T: 303 E TOT 9
CONTINUAÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS I
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam um grupo hidroxila ligado a um átomo de carbono saturado (só apresenta ligações simples).
Representação geral do grupo hidroxila de um álcool
Caso o exercício utilize um álcool a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + ol
3- Aldeído
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam um grupo carbonila (carbono ligado a um oxigênio por meio de uma dupla ligação) ligado a um átomo de carbono ou a um hidrogênio, sempre na extremidade de uma cadeia.
Representação geral do grupo carbonila de um aldeído
Caso o exercício utilize um aldeído a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + al
4- Cetona
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam um grupo carbonila (carbono ligado a um oxigênio por meio de uma dupla ligação) ligado a, no mínimo, dois átomos de carbono, sempre na região central da cadeia e nunca na extremidade.
Representação geral do grupo carbonila de uma cetona
Caso o exercício utilize uma cetona a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + ona
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam um grupo carboxila (carbono ligado a um oxigênio por meio de uma dupla ligação e a uma hidroxila) sempre na extremidade da cadeia.
Representação geral do grupo carboxila
Caso o exercício utilize um ácido carboxílico a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Ácido + prefixo + infixo + oico
Função orgânica que se difere de um ácido carboxílico por possuir um metal no lugar do hidrogênio da hidroxila (OH) da carboxila.
Representação geral de um sal de ácido carboxílico
Caso o exercício utilize um sal de ácido carboxílico a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + oato + de + nome do metal
7- Éster
Função orgânica que se difere de um ácido carboxílico por possuir um radical no lugar do hidrogênio da hidroxila (OH) da carboxila.
Representação geral de um éster
Caso o exercício utilize um éster a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + oato + de + nome do radical + a
8- Éter
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam um átomo de oxigênio ligado simultaneamente a dois átomos de carbono, sempre na região central da cadeia e nunca na extremidade. Assim, podemos dizer que, no éter, o oxigênio separa dois lados diferentes com carbonos.
Representação geral de um éter
Caso o exercício utilize um éter a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo do lado com menos carbonos + oxi + prefixo do lado de mais carbonos + infixo + o
9- Amina
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam o elemento nitrogênio ligado a um, dois ou a três átomos de carbono simultaneamente. No caso de o nitrogênio estar ligado a apenas um ou dois carbonos, ele estará ligado também a um ou mais átomos de hidrogênio.
Representações gerais possíveis para uma amina
Caso o exercício utilize uma amina a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Nome do radical ou nome dos radicais + amina
10- Amida
Função orgânica na qual suas substâncias apresentam uma carbonila ligada a carbono e a um átomo de nitrogênio. O nitrogênio pode estar ligado a um ou dois hidrogênios ou a um ou dois radicais orgânicos.
Representações gerais possíveis para uma amida
Caso o exercício utilize uma amida a partir de seu nome, devemos conhecer a regra de nomenclatura para essas substâncias, que é:
Prefixo + infixo + amida
EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
Obs: os exercícios devem ser feitos no caderno.
Observação:
Necessito que vocês deixem o nome nos comentários, pois a chamada será
feita desta forma. Não esqueçam: Sua frequência depende disso.
Jaiane messa viana t9
ResponderExcluirCíntia weber- P 303.
ResponderExcluirNicolas fortes T9A
ResponderExcluirJean Goudinho T9A
ResponderExcluirLaynihara Rodrigues 303
ResponderExcluirJonatan
ResponderExcluirAriele Soares Ribeiro 9A
ResponderExcluir