Atividades de Ciências para a Totalidade 4 (Professora Jossane)
Olá, alunos.
REINO DOS FUNGI
O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes.
Entre os fungos, incluem-se os cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos.
Por algum tempo, os fungos foram classificados no reino vegetal, por possuírem características semelhantes as das plantas, no entanto diferem fundamentalmente por não apresentarem clorofila ou qualquer outro pigmento fotossintetizante, portanto são heterotróficos.
Características gerais

A maioria dos fungos são pluricelulares, com o corpo constituído de hifas, mas há alguns unicelulares, cujo principal exemplo são as leveduras. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.
Os fungos são basicamente compostos por um emaranhado de tubos, ramificados e envolvidos por uma parede de quitina (polissacarídeo também presente no exoesqueleto dos artrópodes). Esse emaranhado é chamado de micélio e os tubos que o compõem são as hifas.
As hifas são filamentos microscópicos onde está contido o material genético dos fungos. Elas podem ser de dois tipos:
- Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma;
- Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas). Todavia, a compartimentação é incompleta porque os septos possuem poros que permite a comunicação entre células vizinhas.

Os fungos crescem sobre um substrato que pode ser um pão ou uma fruta podre, um tronco de madeira, ou até mesmo outro fungo.
Nos organismos mais complexos o micélio forma um talo ou corpo de frutificação com forma bem definida que caracteriza as diferentes espécies. Quando vemos um cogumelo ou o mofo nos alimentos, vemos o talo, entretanto, no interior do substrato onde se encontra, já há uma imensa rede de hifas enraizada.
Os fungos são heterotróficos por absorção, ou seja, eles absorvem os nutrientes que são difundidos no interior de suas células. Para isso, utilizam enzimas que fazem a digestão das substâncias encontradas no ambiente.
Reprodução
Em fungos mais simples como a levedura a reprodução acontece por gemulação ou brotamento. Nesse caso, são originados gêmulas ou brotos que podem se separar da célula original ou permanecer grudados formando cadeias de células.

Em muitos outros fungos a reprodução é feita através dos esporos, que são células haploides (apenas um cromossomo). Os esporos liberados pelo fungo no ambiente, ao encontrar condições propícias, germinam e originam um novo micélio, completando o ciclo assexuado. Essa forma de reprodução assexuada é chamada de esporulação.

Enquanto isso, os fungos mais complexos fazem reprodução sexuada, que é dividida em fases.
As hifas são monocarioticas e haploides, quando iniciam o processo reprodutivo se unem formando hifas dicarióticas com os núcleos organizados em pares, essa etapa se chama plasmogamia.
Depois acontece a cariogamia na qual os pares de núcleos se fundem e formam núcleos diploides, logo em seguida se dividem por meiose originando esporos, que germinam e originam o micélio, completando o ciclo. Esses esporos são chamados "esporos sexuais" para diferenciar daqueles formados assexuadamente.
Exemplos
Dentre as espécies conhecidas muitas afetam a vida humana. Muitas são usadas na alimentação, como as quase 200 espécies de cogumelos comestíveis, sendo algumas delas largamente cultivadas, como o shitake, o shimeji e o champignon.

As leveduras são empregadas na fermentação de pães, bebidas alcoólicas, entre outros. Algumas espécies são aproveitadas na produção dos queijos roquefort e camembert. E há ainda os fungos utilizados pela indústria farmacêutica para a fabricação de antibióticos, a exemplo do gênero Penicillium.
O aspecto negativo dos fungos são as doenças causadas por eles, já que algumas espécies são parasitas. No ser humano, provocam micoses e candidíase, entre outras e nas plantas provocam doenças como a ferrugem do cafeeiro.

Associações Mutualísticas
Certas espécies de fungos fazem associações com outros organismos, em que ambos são beneficiados, sendo essa relação chamada de mutualismo.
Líquens
Quando os fungos (principalmente do grupo ascomiceto) se associam com espécies de algas ou cianobactérias formam os líquens. A associação é tão íntima que não conseguem viver separados, e permite que habitem locais onde poucos organismos conseguiriam como rochas duras.
Micorrizas
Quando associados às raízes de certas plantas, os fungos obtêm nutrientes como carboidratos e aminoácidos. As plantas, por sua vez, absorvem melhor os sais minerais do solo graças às hifas que envolvem suas raízes.
Essa associação é chamada micorriza, palavra derivada do grego: mykos, significa fungo e rhizos é raiz.
Importância ecológica
O Reino Fungi é um grupo com ampla distribuição no planeta e ainda pouco conhecido, já que se estima que haja 1,5 milhão de espécies, das quais menos de 100 mil estão classificadas e devidamente estudadas.
Os fungos são muito importantes no equilíbrio dos ecossistemas pois participam da reciclagem da matéria orgânica, fazendo a decomposição das mesmas. Portanto, eles ocupam o último nível trófico nas cadeias alimentares, atuando como decompositores.
Teste seus conhecimentos sobre o assunto com Questões sobre Fungos.
Questões sobre fungos
Teste seus conhecimentos sobre fungos com 15 exercícios em diferentes níveis e tire suas dúvidas com os comentários nas resoluções.
Questões nível fácil
Questão 1
Alguns exemplos de fungos são:
a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.
Veja também: Fungos
Questão 2
Os organismos que compõem o reino fungi são unicelulares ou pluricelulares e apresentam uma célula
a) eucariótica.
b) procariótica.
c) nuclear.
d) plasmática.
e) citoplasmática.
b) procariótica.
c) nuclear.
d) plasmática.
e) citoplasmática.
Veja também: Células Eucariontes
Questão 3
Os fungos são seres heterotróficos, que significa:
a) pela clorofila produzem o próprio alimento.
b) pela fotossíntese produzem o próprio alimento.
c) pela quimiossíntese produzem o próprio alimento.
d) não sintetizam o próprio alimento.
e) não precisam de alimentos para sobreviver.
b) pela fotossíntese produzem o próprio alimento.
c) pela quimiossíntese produzem o próprio alimento.
d) não sintetizam o próprio alimento.
e) não precisam de alimentos para sobreviver.
Veja também: Seres Autótrofos e Heterótrofos
Questão 4
Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de
a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) cloroplastos
e) clorofila
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) cloroplastos
e) clorofila
Veja também: Clorofila
Questão 5
Na cadeia alimentar, o nível trófico dos fungos é
a) produtor.
b) consumidor primário.
c) decompositor.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.
b) consumidor primário.
c) decompositor.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.
Veja também: Nível Trófico
Questões nível médio
Questão 6
(UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir glicose para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir glicose para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.
Veja também: Fotossíntese
Questão 7
(Fuvest) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação:
a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.
Veja também: Glicose
Questão 8
(PUC-RJ) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.
a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.
Veja também: Reino Fungi
Questão 9
(OBB) Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:
a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas pela ação de agentes antiretrovirais como o AZT
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças autoimunes
e) São causadas somente por fungos unicelulares
b) Podem ser combatidas pela ação de agentes antiretrovirais como o AZT
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças autoimunes
e) São causadas somente por fungos unicelulares
Veja também: Doenças Causadas por Fungos
Questão 10
(PUC-SP) Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:
I. são organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica;
II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
Assinale
a) se apenas uma das afirmações estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.
Veja também: Líquens
Questões nível difícil
Questão 11
(Vunesp) A parte comestível do cogumelo ("champignon") corresponde ao:
a) micélio monocariótico do Ascomiceto.
b) corpo de frutificação do Ascomiceto.
c) micélio monocariótico do Basidiomiceto.
d) corpo de frutificação do Basidiomiceto.
e) sorédio do fungo.
b) corpo de frutificação do Ascomiceto.
c) micélio monocariótico do Basidiomiceto.
d) corpo de frutificação do Basidiomiceto.
e) sorédio do fungo.
Questão 12
(UFRS) As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos.
I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.
II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.
III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.
II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.
III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Veja também: Leveduras
Questão 13
(UDESC) Os fungos são um grupo único de organismos, diferente de todos os outros no seu comportamento e organização celular. Assinale a alternativa correta a respeito dos fungos.
a) Os basidiomicetos produzem meiósporos denominados de conídios que são sustentados em uma estrutura denominada basidiósporo.
b) Os deuteromicetos possuem um ciclo de vida com reprodução sexuada e outro com reprodução assexuada.
c) Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.
d) As paredes celulares das células fúngicas são formadas por glicanos e pectinas.
b) Os deuteromicetos possuem um ciclo de vida com reprodução sexuada e outro com reprodução assexuada.
c) Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.
d) As paredes celulares das células fúngicas são formadas por glicanos e pectinas.
Veja também: Esporos
Questão 14
(UFSCar) Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a
a) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microrganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
c) respiração anaeróbica, na qual os microrganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
e) reprodução vegetativa dos microrganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.
b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microrganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
c) respiração anaeróbica, na qual os microrganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
e) reprodução vegetativa dos microrganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.
Veja também: Fermentação
Questão 15
(Enem) Na região sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparação do solo corresponde a retirada da mata e a queimada dos tocos e das raízes. Em seguida, para o plantio da quantidade máxima de cacau na área, os pés de cacau são plantados próximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os pés de cacau são abrigados entre as plantas de maior porte, em espaço aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa região têm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e úmido por meio de esporos que se espalham no meio aéreo. As condições ambientais em que os pés de cacau são plantados e as condições de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor-se que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema
a) convencional, pois os pés de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reprodução do parasita.
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoeceram.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.
b) convencional, pois a proximidade entre os pés de cacau facilita a disseminação da doença.
c) convencional, pois o calor das queimadas cria as condições ideais de reprodução do fungo.
d) cabruca, pois os cacaueiros não suportam a sombra e, portanto, terão seu crescimento prejudicado e adoeceram.
e) cabruca, pois, na competição com outras espécies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.
Observação: Necessito que vocês deixem o nome nos comentários, pois a chamada será feita desta forma. Não esqueçam: Sua frequência depende disso.
Leiam todo o texto e façam as questões no caderno, porque depois eu irei olhar e corrigí-las.
ResponderExcluirMariza Passos Corrêa
ResponderExcluirLidiane da Cruz
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