Língua Portuguesa 303



Língua Portuguesa 303                                                      Professora Anajara Pinheiro

Período composto por coordenação e subordinação


1-Exercícios: ( Copiar e responder no caderno)

1- O período composto por coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
Assim sendo, demonstre seu conhecimento elaborando uma oração para cada modalidade solicitada:
a- aditiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva

2- Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:
A- coordenada explicativa
B - coordenada aditiva
C - coordenada alternativa
D - coordenada adversativa
a - Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente.
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido.
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante.
d – Viajamos muito e chegamos exaustos. 

3- Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

4- Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado.
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c- Ora tens uma opinião. Ora outra.
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.

5-Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:
“As horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)
a – Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?
b – As orações que o compõem são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.
c – Reescreva os versos introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia expressa.
6- Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações coordenadas.
a) (    ) Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante.
b) (    ) Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar amanhã.
c) (    ) Os anos passavam, a responsabilidade crescia.
d) (     ) Irei de avião ou pegarei um ônibus.
e) (      ) Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião.
f) (     ) Ela estava comemorando porque foi aprovada.
I. Oração coordenada sindética conclusiva.
II. Oração coordenada sindética explicativa
III. Oração coordenada sindética aditiva.
IV. Oração coordenada assindética.
V. Oração coordenada sindética adversativa.
VI. Oração coordenada sindética alternativa

7- Assinale as alternativas corretas quanto às relações coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto.

a) (      ) Ele é inteligente e estuda muito. - Sentido aditivo
b) (      ) Ele é inteligente, mas estuda muito. - Sentido conclusivo.
c) (      ) Ele é inteligente, logo estuda muito. - Sentido adversativo
d) (      ) Ele é inteligente, porque estuda muito. - Sentido explicativo

8-Classifique as orações coordenadas sindéticas.
a) Deve ter ventado bastante porque há muitas folhas no chão.
b) Penso, logo existo.
c) Viajarei de ônibus ou alugarei um carro.
d) Ela está de férias, mas não viajou.
e) Mariana é rica e trabalha muito.

9- Assinale a opção em que o período não é construído de orações coordenadas.
a) (   ) “Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial”.
b) (     ) “Não sou poeta e estou sem assunto”.
c) (    ) “Ao fundo do botequim, um casal de pretos acaba de sentar-se numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos”.
d) (     ) “O pai se mune de uma caixa de fósforo, e espera”.
e) (     ) “A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo”.
10- Em relação à classificação das orações coordenadas sindéticas destacadas, assinale a alternativa incorreta.
a) (     ) Ela não só foi a primeira, mas também foi a mais aplaudida. (aditiva)
b) (     ) Fale agora ou permanecerá calado para sempre. (conclusiva)
c) (   ) Eu queria convencê-lo, mas os argumentos não foram suficientes. (adversativa)
d) (   ) Cumprimente-o, pois hoje venceu mais uma etapa de sua vida. (explicativa)

Atividade 2 e 3 entregar em formato de trabalho. 


2- Assista o filme: Superação o milagre da fé.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=O2UaFdS7dSs ou baixe por outro aplicativo.

Escreva sua perspectiva em relação ao filme, salientando sua opinião a respeito do tema abordado. Deverá ter de 1 a 3 páginas (sendo o mínimo 1 e 3 o limite)


3- Morfologia: Classes de palavras
Conjunção: Realize uma pesquisa a respeito do tema, e posteriormente explique como ocorre e como podemos classifica-lá.

IMPORTANTE: Para validar a presença de vocês nas atividades, é necessário comentar a atividade. Então deixe seu comentário logo abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades de Espanhol para as Totalidades 3 e 4 (Professora Rosangela) (15 04 2020)

Atividades de Espanhol para as Totalidades 3 e 4 (Professora Rosangela) (28 04 2020) (Terça)